Terapia Ocupacional

O que é Terapia Ocupacional?

A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da Saúde com atenção dirigida para as atividades humanas. Essa terapia reconhece que saúde significa não somente ausência de doença, mas também o bem-estar biológico, psicológico e social.

Os serviços de Terapia Ocupacional são necessários quando existe disfunção ou risco de disfunção ocupacional em qualquer fase da vida da pessoa. Ela abrange atividades de autocuidado, produtivas (tais como trabalho, atividades escolares) e de lazer. As causas dessa
disfunção geralmente combinam fatores pessoais e ambientais.

Como é o diagnóstico?

Os serviços de Terapia Ocupacional incluem avaliação e tratamento. A avaliação é o processo de determinação de como os problemas físicos ou psicológicos dos pacientes estão interferindo na sua competência nas áreas de desempenho ocupacional.

Essa avaliação também fornece uma idéia dos componentes de desempenho afetados pelo diagnóstico clínico ou psiquiátrico do paciente. Terapeutas ocupacionais usam uma variedade de métodos e instrumentos durante essa avaliação.

Como é o tratamento?

O objetivo do tratamento de Terapia Ocupacional depende das prioridades do paciente e dos problemas identificados na avaliação inicial feita pelo terapeuta ocupacional.

Fundamentalmente, este tratamento tem como objetivo melhorar as habilidades dos pacientes no desempenho das atividades de performance ocupacional importantes para eles.

Terapeutas podem fazer uma diversidade de coisas no tratamento, desde o desenho e desenvolvimento de uma tala até a coordenação de um grupo de controle de estresse.

O tratamento de terapia ocupacional que auxilia os pacientes na aprendizagem ou reaprendizagem dos comportamentos ocupacionais prioritários melhora a qualidade de vida e diminui as despesas com tratamento de saúde.